Ceará lança primeiro polo de caprinos e ovinos do Brasil de olho no mercado internacional
- fluxolivresa
- 16 de out.
- 1 min de leitura

O governo do Ceará lançou o primeiro polo frigorífico de caprinos e ovinos do Brasil, com foco em exportação e certificação halal. O objetivo é transformar a pecuária de pequenos e médios criadores em uma cadeia competitiva no mercado muçulmano, com controles sanitários rígidos e padrões exigentes de qualidade.
O projeto desenha uma estrutura de cluster, com todos os elos da cadeia. A proposta é que no futuro próximo, o abate certificado seja parte dessa engrenagem. A iniciativa parte de um acordo entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
O Termo Aditivo ao contrato de gestão prevê a manutenção da Área Livre de Pragas (ALP) pela Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará) e possibilidade de ampliação dessa zona; implantação de 11 barreiras zoofitossanitárias para proteger a sanidade animal e vegetal local; capacitação de técnicos e produtores rurais para atender exigências internacionais e adesão ao SISBIPOA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e ao SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária).
No início, a estratégia é exportar animais vivos. Essa seria uma maneira de garantir volume e demonstrar credibilidade. O passo seguinte é evoluir para exportação de carnes já abatidas sob os critérios halal.
Perspectivas
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), o mercado halal representa uma alternativa mais lucrativa do que a comercialização apenas no mercado interno. Amílcar Silveira, presidente da Faec, projeta que nas próximas décadas o setor possa aportar bilhões na economia estadual.






Comentários