top of page

Documentário "70 Anos da Universidade Federal do Ceará" estreia em janeiro

Longa reúne mais de 40 depoimentos de alunos, professores e outras personalidades

reitor da UFC Custódio Almeida usando camisa rosa segura claquete
Foto: divulgação

A Universidade Federal do Ceará (UFC) ganhou um novo docmentário que celebra a história da instituição. Intitulado "70 anos da Universidade Federal do Ceará," terá seu lançamento oficial no dia 7 de janeiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. O filme é parte das comemorações dos 70 anos da instituição, completados em 2024. A produção, idealizada pelo reitor Custódio Almeida e pelo cineasta Wolney Oliveira, busca resgatar a trajetória histórica da UFC e reafirmar seu protagonismo no desenvolvimento do Ceará nos âmbitos econômico, político, social e cultural. Depoimentos no longa-metragem sublinham a importância da universidade, como o do jornalista Ronaldo Salgado, que a define como "uma espécie de célula-mãe de todo conhecimento gerado no estado," e do engenheiro César Aziz Ary, que afirma que "Se não existisse UFC o Ceará estaria atrasado 70 anos." O filme, com direção de Joe Pimentel e Wolney Oliveira, reúne mais de 40 depoimentos de personalidades com ligações diretas com a UFC, incluindo alunos, ex-alunos, professores, ex-reitores, e o atual reitor Custódio Almeida. Momentos cruciais da história da universidade são abordados, como eventos da ditadura militar, passeatas dos anos 1970 e 1980, o processo de interiorização da instituição e a concessão do título de Doutora Honoris Causa à cantora Maria Bethânia. O conteúdo se baseia em documentos, fotografias e vídeos históricos.

Entre os entrevistados, destacam-se nomes como a jornalista Adísia Sá, o sociólogo Eduardo Diatahy, os arquitetos Neudson Braga e Romeu Duarte, e o jornalista e escritor Lira Neto, autor de uma biografia recente sobre a UFC. Lira Neto ressalta a visão de Martins Filho, fundador e primeiro reitor, que via a universidade como uma instituição focada no desenvolvimento local do Estado. Produção, Patrocínio e Reconhecimento

A UFC é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das melhores instituições de ensino superior do País e é bem avaliada em rankings internacionais. O documentário "70 anos da Universidade Federal do Ceará" é apresentado pelo Ministério da Cultura e Lei Rouanet, contando com o patrocínio da SP Combustíveis e Cagece, e apoio cultural da Enel e Cegás. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e da Universidade Federal do Ceará.

Receba nosso conteúdo!

bottom of page