Brasil conquista 2º lugar no Mundial de Panettones com equipe liderada por cearense
- fluxolivresa
- 20 de out.
- 1 min de leitura
Em meio a doze países concorrentes, o Brasil garantiu lugar de destaque no pódio internacional da panificação

A equipe brasileira Squadra Brasile 2025 liderada pelo padeiro cearense Brunno Malheiros, da padaria Cheiro do Pão, garantiu o segundo melhor panettone de chocolate do mundo na competição por equipes da Panettone World Championship, realizada na Itália. O time brasileiro ainda conta comos padeiros Joze Nilson Diniz (SP), Matheus Andrade (RN) e Déborah Zanzini (SP).
Dos 12 países participantes, o Brasil destacou-se pela inovação aliada à tradição, resultando na premiação do panettone de chocolate. O evento avaliou nove categorias distintas: panettones clássicos, chocolate, inovadores, monoporções, decoração, entre outras. A copetição envolvia técnica, apresentação, sabor e sustentabilidade.
"O nosso panettone de chocolate foi um tributo à elegância da tradição italiana em diálogo com a ousadia da confeitaria contemporânea”, destaca Brunno Malheiros. A massa é leve e macia, com fundo aromático intenso marcado pelo cacau nobre. Lascas de chocolate trazem notas densas e levemente amargas, contrapostas ao chocolate ao leite que empresta cremosidade e doçura suave.

A equipe Squadra Brasile também integrou a sustentabilidade ao conceito da mesa decorada: cubos de papelão reciclado formando silhuetas femininas, tronco de papel simbolizando raízes e futuro, e o capim-dourado artesanal do Jalapão (TO) foram incorporados como expressão de consciência ambiental. “Até os materiais mais simples podem se transformar em arte e consciência ambiental”, comenta Malheiros.






Comentários