Ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio se filia ao União Brasil em 5 de novembro
- fluxolivresa
- 27 de out.
- 2 min de leitura
Nos bastidores, a chegada de Roberto Cláudio ao União Brasil já começa a movimentar prefeitos, deputados e lideranças regionais

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio vai oficializar sua filiação ao União Brasil no dia 5 de novembro, em Brasília. O ato político, confirmado pelo diretório estadual da legenda, marca uma nova fase na trajetória do ex-gestor e no redesenho das forças de oposição no Ceará, especialmente após sua saída do PDT, em maio deste ano. A cerimônia será realizada na sede nacional do partido e deve reunir lideranças estaduais e nacionais, incluindo o presidente da sigla, Antônio Rueda, e o ex-deputado federal Capitão Wagner, que comanda o União Brasil no Estado.
O movimento vem sendo costurado há meses, com articulações discretas entre dirigentes da legenda e aliados do ex-prefeito, que enxergam no União Brasil uma plataforma de crescimento e maior autonomia partidária. O ato de filiação, segundo a direção estadual, marca “o início de um novo ciclo político” para o grupo.
A filiação de Roberto Cláudio ao União Brasil reforça a estrutura da oposição ao governo estadual e reequilibra a disputa por espaço entre as principais legendas. Internamente, ele deve se tornar uma das figuras centrais do partido no Ceará.
Antes de optar pelo União Brasil, Roberto Cláudio avaliou outros convites, mas o partido foi considerado o mais alinhado às suas pretensões futuras. Além de espaço político, a legenda oferece capilaridade nacional e potencial de alianças estratégicas com outras siglas de centro-direita, fator que pode pesar em uma eventual disputa majoritária no Estado. Dentre os acertos a serem feitos, há o arranjo com o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB). Ele é visto como o principal nome da oposição para disputar o Governo do Ceará em 2026, mas na sua filiação aos tucanos, admitiu que gostaria de apoiar RC.






Comentários