"Gold - Serra Pelada" de Sebastião Salgado está nos últimos dias na CAIXA Cultural Fortaleza
- fluxolivresa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
A curadoria da exposição é realizada por Lélia Wanick Salgado, parceira de Salgado

A exposiça "Gold – Mina de Ouro Serra Pelada", do aclamado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, está em sua reta final de exibição, na CAIXA Cultural de Fortaleza. Fãs de Sebastião Salgado têm até o dia 30 deste mês para aproveitar a exposição que tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal. A entrada é gratuita. A mostra é composta por 54 fotografias históricas, um registro documental da década de 1980 do maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado em Curionópolis, na Amazônia Paraense. Sebastião Salgado dedicou um mês de seu trabalho para capturar o auge da chamada "febre do ouro", período em que a mina atraiu e mobilizou aproximadamente 50 mil garimpeiros.
As imagens expostas são uma análise profunda das condições de trabalho e da dinâmica social. Elas imortalizam a extração de toneladas de ouro e, de forma mais significativa, as cenas do cotidiano, o esforço físico extremo, a luta e a esperança que moviam a massa de trabalhadores. A obra também desnuda as consequências socioambientais e econômicas desse momento crucial na história do Brasil, responsável por parte da degradação da Amazônia.
Curadoria e foco no detalhe
A organização e o design da exposição são assinados por Lélia Wanick Salgado, curadora e parceira de Salgado em projetos de grande relevância, como o Instituto Terra. Sebastião Salgado (1944-2025) é internacionalmente reconhecido como um dos pilares da fotografia documental, com um trabalho humanista que inclui obras como Workers e Genesis.
Serviço
Exposição: Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, por Sebastião Salgado
Local: CAIXA Cultural Fortaleza - Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Quando: Até 30 de novembro de 2025
Horários: 10h às 20h (terça a sábado); 10h às 19h (domingos e feriados)
Acesso: Entrada gratuita e acesso a pessoas com deficiência






Comentários