Navio colide com balsas no Porto de Santos e tripulantes saltam no mar
- fluxolivresa
- há 4 horas
- 1 min de leitura

Uma colisão no Porto de Santos envolvendo um navio porta-contêineres e duas balsas mobilizou equipes de resgate na noite de segunda-feira (16). O acidente ocorreu no canal de navegação, levando quatro tripulantes a saltarem na água para escapar do impacto. Não houve registro de feridos ou poluição ambiental. O incidente aconteceu por volta das 21h30, na altura do Armazém 35. O navio Seaspan Empire, de bandeira de Singapura, atingiu as balsas FB-15 e FB-14 enquanto realizava uma manobra de saída do estuário.
A balsa FB-14 estava fora de operação e sendo rebocada no momento do abalroamento. Ao perceberem que o cargueiro não conseguiria desviar, o comandante e três marinheiros abandonaram a embarcação, saltando no mar antes da batida. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) instaurou um inquérito administrativo para apurar as causas da colisão. Peritos avaliam se houve falha mecânica no navio ou erro de comunicação durante a manobra no canal santista.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), responsável pela travessia de balsas entre Santos e Guarujá, confirmou que as embarcações atingidas foram enviadas para reparos e que a segurança do sistema de transporte não foi comprometida.


